Trata-se de uma condição crônica inflamatória que acomete mulheres principalmente durante sua vida fértil por ser estrogênio-dependente. Muitas pessoas acreditam que somente é possível curar a endometriose por meio de cirurgia. No entanto, nem sempre se faz necessária a realização de uma cirurgia. Há casos em que ela não é indicada.
O tratamento da endometriose geralmente inclui medicamentos que controlem a dor e minimizem a progressão da doença. Pode-se também optar por um tratamento terapêutico que aliviará os sintomas, mas não atuará diretamente na regressão da endometriose.
Medicamentos hormonais podem ser prescritos contínua ou ciclicamente, de acordo com as características da doença e da resposta da paciente à medicação.
Se nenhum dos recursos surtirem o efeito esperado e os sintomas continuarem prejudicando a paciente em seu dia a dia, assim como a doença continuar progredindo, estuda-se a possibilidade de intervenção cirúrgica. Outro motivo para a realização de cirurgia é caso a doença se instale em um lugar específico.