fbpx

Obstetrícia

Gravidez, Pré-Natal e Parto

O pré-natal engloba uma visão abrangente tanto da mãe quanto do feto para que ambos tenham um desenvolvimento saudável durante e após o período gravídico.

A Organização Mundial de Saúde define a assistência pré-natal como “um conjunto de cuidados médicos, nutricionais, psicológicos e sociais, destinados a proteger o binômio mãe-feto durante a gravidez, parto e puerpério, tendo como principal finalidade a diminuição da morbidade e mortalidade materna e perinatal”.

Quais os principais exames que podemos pedir no acompanhamento?

Exames Solicitados com Frequências

Exames Laboratoriais

Duvidas e Queixas mais frequentes no consultório

Após a chegada do bebê, é comum a saúde da mãe ficar em segundo lugar. Afinal, todas as atenções são voltadas para a criança. No entanto, é preciso ter cautela, pois os primeiros meses de puerpério são tão importantes quanto os três primeiros meses da gravidez. Afinal, é nessa fase que ocorre a amamentação.

O corpo continua em processo de mudança, produzindo nutrientes para alimentar o bebê. Por isso, o cuidado nessa fase deve continuar. Além de garantir as vitaminas necessárias para a criança, é fundamental verificar como estão os níveis de açúcares, colesterol, ferro, vitamina D, entre outros, da mãe. Sendo assim, o acompanhamento nutricional, aliado ao do médico ginecologista, é necessário a todo o momento.

Não tem como dizer se a suplementação no pós-parto é necessária ou não uma vez que isso está diretamente relacionada à saúde da mãe. Então, esse quadro pode variar de mulher para mulher. Depende muito do estado em que ela se encontra. Contudo, é importante adotar boas práticas para garantir a segurança alimentar e fornecer energia e imunidade, tanto para a mãe, quanto para o bebê.

A maioria dos miomas não causa dificuldades para engravidar, nem provoca abortos espontâneos. Contudo, dependendo da localização, da quantidade e do tamanho deles, isso pode ocorrer.

Os miomas submucosos são os que mais podem interferir na fertilidade. Quando um tumor desse tipo se desenvolve próximo ao orifício tubário, por exemplo, ele pode obstruir a passagem dos espermatozoides para que cheguem às tubas uterinas, onde há a fecundação.

Já quando há um mioma submucoso volumoso ou mesmo vários intramurais (que podem crescer e empurrar o endométrio — camada interna do útero), a cavidade uterina pode ficar comprometida, dificultando a nidação (implantação do óvulo fecundado) ou prejudicando o desenvolvimento fetal. Nesses casos, podem ocorrer abortos recorrentes ou partos prematuros.

O mioma também pode estar localizado próximo ao local de implantação da placenta, correndo implantação em local inadequado — o que dá chances para causar sangramentos e elevar o risco de parto prematuro e outras complicações.

Geralmente, os miomas não são um fator isolado de infertilidade feminina. Portanto, quando a mulher não consegue engravidar naturalmente, muitas outras questões podem estar envolvidas, e uma investigação ampla é necessária para averiguar as causas do problema.

A pílula anticoncepcional é um método contraceptivo muito comum entre as mulheres, pois além de prevenir uma gravidez indesejada, o medicamento também auxilia no controle de disfunções hormonais, cistos nos ovários, menstruação irregular e também na endometriose. No entanto, sua ação no organismo pode provocar efeitos colaterais, entre eles a náuseas, principalmente no início do tratamento.

No geral, o desconforto desaparece após o período de adaptação. Porém, há casos em que o enjoo e outros sintomas podem persistir e tornar a experiência com a pílula muito desagradável. Por isso, fique atenta às respostas do seu corpo com o uso do contraceptivo e converse com o ginecologista sobre formas de amenizar o incômodo com a medicação. Em alguns casos, pode ser necessário até tentar outros métodos.

Ligar as tropas é um procedimento ginecológico de esterilização irreversível para mulheres que já não desejam uma gravidez futura. No entanto, assim como todos os métodos contraceptivos, a laqueadura não garante eficácia de 100% e, apesar de raro, existe sim uma taxa mínima de falha. Converse com seu ginecologista e entenda mais sobre a cirurgia.

O congelamento de óvulos é uma alternativa para quem sonha com a maternidade, mas não planeja engravidar tão cedo. Ele permite que as mulheres possam decidir o momento certo de se tornarem mães, sem se sentirem reféns do relógio biológico. Apesar de cada vez mais difundido, o procedimento ainda envolve tabus e gera muitas dúvidas.
Se você tem curiosidade em saber mais a respeito e quer entender melhor como funciona, converse com seu ginecologista.

Depoimentos

Palavras das Minhas Pacientes

Agende sua Consulta

Cuide da sua saúde, agora mesmo.

Preencha o formulário e converse com a nossa secretaria:

Deixe seus dados!

Nós ligamos para você!