fbpx

8 perguntas para fazer na consulta com o ginecologista

8 perguntas para fazer na consulta com o ginecologista

Sabemos que as consultas periódicas com o ginecologista são de suma importância para a saúde da mulher. Este não deve ser somente um momento para solicitar os exames de rotina, mas também uma oportunidade de ter uma conversa aberta com o profissional e sanar todas as possíveis dúvidas.

No entanto, muitas pacientes se sentem envergonhadas de fazer certas perguntas, mas é preciso ter em mente que elas são fundamentais para conhecer melhor o próprio corpo e entender as mudanças que vão ocorrendo nele ao longo do tempo. A seguir, trago algumas sugestões:

1) Quais são as opções de contraceptivos disponíveis?

Muitas! Quando falamos em métodos contraceptivos, é comum que as pessoas logo se lembram da pílula. Porém, essa é só uma das várias opções que você pode escolher.

Dentre as opções hormonais, temos o anticoncepcional injetável, o implante subcutâneo, o adesivo, anel vaginal e o DIU. Há também as opções não hormonais, tais como o DIU de cobre, DIU de prata e os preservativos (feminino e masculino).

Lembrando que a escolha de qual é o melhor método contraceptivo para você depende de inúmeros fatores. O recomendado é que essa escolha seja realizada com acompanhamento profissional.

2) Quando devo recorrer a contraceptivos de emergência?

Nenhum método contraceptivo apresenta 100% de eficácia. Falhas como o rompimento do preservativo, por exemplo, podem acontecer. Nessas ocasiões, é necessário recorrer aos contraceptivos de emergência para evitar a gravidez indesejada.

É possível recorrer às pílulas hormonais, que devem ser ingeridas em até 72 horas após a relação sexual.

3) Como higienizar a região íntima corretamente?

Basta lavar a região externa (vulva) com água corrente e sabonete neutro. Já a parte interna (vagina) não precisa ser lavada, pois as duchas causam a alteração do pH e desregula a flora vaginal. Consequentemente, seu corpo fica mais propenso a infecções.

4) Toda secreção é corrimento?

Não. É necessário ressaltar que é natural a região íntima produzir muco e descamação vaginal, que podem variar entre transparente, branco ou amarelado.

Já o corrimento não é normal, e ele só aparecerá se algo estiver errado. Trata-se de um sintoma de infecção que vem acompanhado de outros sinais como cheiro forte, coloração esverdeada, coceira e ardência. Por isso é importante ficar atenta a qualquer mudança de cheiro, cor ou textura.

5) É normal ocorrer alterações no ciclo menstrual?

Depende. Alterações do ciclo podem ocorrer devido a mudanças hormonais, uso de determinados métodos contraceptivos, doenças, perda de peso significativa e uso de medicamentos. É preciso lembrar que não somos robôs e nosso organismo não funciona de maneira “programada” e linear.

Em outros casos, as alterações podem estar relacionadas a doenças.

6) É normal sentir cólicas intensas?

As cólicas no período menstrual são esperadas, mas não com tanta intensidade. Fortes dores podem ser sinal de algum problema sério no aparelho reprodutor feminino, como endometriose e miomas, por exemplo. Nestas situações, é preciso procurar um ginecologista para investigar o caso.

7) Posso ter relações durante a menstruação?

Ter relações sexuais no período menstrual ainda é visto como um tabu por algumas mulheres, mas a verdade é que do ponto de vista médico não tem problema algum.

Só não se esqueça de usar preservativo, pois neste período o organismo da mulher fica mais propenso a infecções.

8) E durante a gestação?

Também é permitido, exceto nos casos de gestação em que existem riscos de parto prematuro ou abortamento.

É importante destacar que as dúvidas variam dependendo da faixa etária da paciente. A minha intenção aqui é mostrar que você pode se sentir livre para perguntar o que quiser ao seu ginecologista.

Se este post te gerou alguma dúvida ou te deixou interessada em saber mais sobre os assuntos que foram abordados,  vamos conversar.

Instituto Maia

Instituto Maia: Cuidando da Sua Saúde, Especialistas em Saúde da Mulher

Pesquisar

Marque sua Consulta

Nós ligamos para você!

Agende sua Consulta

Cuide da sua saúde, agora mesmo.

Preencha o formulário e converse com a nossa secretaria:

Deixe seus dados!

Nós ligamos para você!